Microsoft Excel no Suporte à Tomada de Decisão - Portal Prothos

Microsoft Excel
no Suporte à Tomada de Decisão

O Microsoft Excel, apesar de ser conhecido como uma “folha de cálculo”, é na realidade uma ferramenta bem mais poderosa do que a maior parte das pessoas imagina. A sua flexibilidade e simplicidade de utilização o tornam uma escolha essencial quer para a gestão e tratamento de dados num contexto empresarial quer para a realização de tarefas simples do dia a dia.

  • Data de Início: 15/04/2019
  • Carga horária: 81 horas
  • Modalidade: EaD com Certificação Internacional Coimbra
  • Pré-requisitos: Ensino Médio Completo

Valor do Curso: 6x de R$ 664,50

(investimento: R$3.987,00)
COMPRAR
Apresentação

Apesar da sua vocação natural para tarefas relacionadas com cálculo numérico, o Excel permite a manipulação de diversos tipos de dados (datas, horas, texto), permitindo de forma rápida e fácil a criação de gráficos e diagramas, a automatização de tarefas, a organização de listas e de tabelas, a criação de listas para criação de documentos em série, a importação de dados das mais diversas fontes, a criação de documentos em ambiente colaborativo.

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para que se tornem utilizadores competentes do Excel por forma a que sejam capazes de, no futuro, resolver de forma autónoma novos desafios com que sejam confrontados.

Perfil do Aluno: Profissionais de todas as áreas de atividade que necessitam de trabalhar com dados de natureza diversa: profissionais liberais, empresários, docentes de qualquer nível de ensino.

Alunos de cursos de licenciatura, mestrados, doutoramentos ou pós-graduações.

Metodologia:

O curso de Microsoft Excel no suporte à tomada de decisão está organizado em módulos letivos sequenciais, com objetivos, conteúdos e atividades específicas. O processo de ensino-aprendizagem efetiva-se através da apropriação dos conteúdos, disponibilizados na plataforma para estudo das matérias, e da realização das atividades propostas.

Em cada módulo são disponibilizados, além dos conteúdos, ficheiros de apoio e vídeos demonstrativos de procedimentos práticos que complementam os conteúdos e apoiam na realização das atividades.

Ao longo de todo o curso estará presente um fórum geral onde os formandos podem discutir temas gerais no âmbito do curso, lançar debates e partilhar experiências.

Através deste fórum, e também das restantes ferramentas de comunicação disponíveis na plataforma, será realizado um acompanhamento pela docente do curso que apoiará a realização das atividades e também no esclarecimento de dúvidas.

O curso é realizado totalmente a distância, com o apoio da plataforma moodle, não implicando a participação dos formandos em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os formandos organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas.

As interações entre formandos e equipa docente estabelecem-se de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma.

Conteúdo Programático

Módulo 1. Introdução ao Excel

Módulo 2. Construção da folha de cálculo e Operações Básicas

Módulo 3. Utilização de Funções e Fórmulas

Módulo 4. Construção de gráficos

Módulo 5. Gestão de dados usando o Excel

Módulo 6. Análise de dados usando o Excel

Módulo 7. Utilização do Excel em ambiente colaborativo

Módulo 8. Utilização de Macros

 

Avaliação: No âmbito da avaliação formativa, os formandos serão convidados a realizar atividades ao longo do curso que pretendem não só identificar dificuldades que possam estar a ser sentidas no processo de aprendizagem e encontrar soluções, mas também que pretendem cimentar a ligação existente entre os formandos e entre estes e a docente.

Estas atividades passarão, por exemplo, pela participação em fóruns, descrição de problemas reais para os quais pretendam encontrar resposta, entre outros.

A cada módulo irá corresponder um momento de avaliação sumativa concretizado através de uma atividade final de caráter obrigatório.

A avaliação final de cada formando terá em conta a participação nas atividades e os resultados obtidos nas atividades propostas ao longo do curso. A classificação final será expressa numa escala quantitativa de 0 a 20 valores, à qual corresponderá uma escala qualitativa: Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Bom com Distinção e Aprovado com Muito Bom.

O aluno que conclua o curso com sucesso (mínimo de 10 valores de classificação final) poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Mais informações em http://www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Especialistas

Joana Matos Dias

Coordenador

Professora Auxiliar com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-Coimbra).

É Licenciada em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Quantitative Finance pela University of London e Doutorada em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É autora ou co-autora de mais de 60 publicações em revistas, capítulos de livros e atas de congressos com arbitragem pelos pares. Faz arbitragem de artigos para várias publicações nacionais e internacionais.

Tem uma experiência na docência de mais de 20 anos, lecionando unidades curriculares nas áreas da Informática, Investigação Operacional, Análise de Investimentos, Modelação em Gestão e Logística a diferentes graus de ensino (licenciaturas, mestrados, doutoramentos, MBA).

Pré-requisitos

Para candidatura

 

Licenciados em qualquer área do saber, bem como detentores do 12º ano de escolaridade com aprovação na disciplina de Matemática A.

Os formandos deverão ter acesso ao Microsoft Excel, de preferência a versão 2016 ou 2013 para Windows, havendo alguns conteúdos específicos do Excel 2016. A maior parte dos conteúdos a tratar são também compatíveis com versões anteriores do Microsoft Excel (nomeadamente 2007 e 2010), no entanto esta compatibilidade não poderá ser garantida em todos os módulos do curso.

Formandos com versões anteriores poderão frequentar o curso, sendo dado apoio e métodos de resolução alternativos sempre que tal for possível.

Apresentação da documentação necessária:

- Documento de identificação
- Curriculum Vitae
- Carta de motivação
- Certificado de habilitações que comprove o cumprimento da condição de admissão ao curso (exceto estudantes e ex-estudantes UC).

- Declaração sob compromisso de honra da veracidade de documentos e dados entregues à UC ( O documento é disponibilizado no Inforestudante, na área onde se candidata. O documento deve ser assinado e digitalizado)

Antes de realizar a candidatura, matrícula ou inscrição, deverá consultar as informações disponíveis na página da UC http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/PIAs

 

Para participação no curso

 

Aos candidatos colocados será enviada uma notificação com as indicações para proceder, caso assim o deseje, à matrícula e inscrição no curso, bem como indicado o respetivo prazo para o fazer. O pagamento, será devido no mesmo prazo e deverá ser efetuado numa única prestação.

De acordo com o Regulamento de Cursos Não Conferentes de Grau, o aluno após matrícula e inscrição poderá desistir em qualquer momento, devendo para o efeito formalizar o pedido junto dos Serviços de Gestão Académica. A desistência não desobriga o aluno do pagamento, sendo este devedor do mesmo a partir do momento da inscrição.

Existem alguns requisitos técnicos a cumprir para que possa aceder com sucesso à totalidade dos conteúdos. Assim, recomenda-se:

utilização preferencial dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome, já que a plataforma que irá servir de suporte à aprendizagem (Moodle) possui uma compatibilidade superior para estes navegadores;

instalação do programa  VLC Media Player que possibilitará a visualização de alguns conteúdos multimédia do curso;

software para aceder a documentos em formato de texto (por ex. Microsoft Word – Office; Pages – Apple...). Caso não possua um destes softwares, poderá instalar gratuitamente o Writer do LibreOffice ou o Writer da Apache OpenOffice (disponíveis para vários sistemas operativos);

software para leitura de documentos em pdf. Poderá instalar gratuitamente o software Adobe Acrobat Reader.

A informação disponível nesta página não dispensa a consulta do Aviso de Abertura do curso disponível em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4901